Aula 1: 16/02

Apresentação da disciplina

I)Noções básicas de argumentação e sua interseção com a Comunicação Empresarial.

Texto: Othon Garcia, pág.380 à390.

1)Argumentar=Convencer.

2)Para convencer: Tese, fundamentada por argumentos.

3)Consistência dos argumentos: A argumentação esteia-se em dois elementos principais:

a)Consistência do raciocínio Lógico (SILOGISMO)

b)Evidência das provas. Evidências: (fatos, exemplos, dados estatísticos, testemunhos)

Aula 2: 23/02

1)Argumentação Informal: Acontece em conversas do dia-a-dia. Na argumentação informal pode acontecer de aquele que está argumentando, nem sabe que está fazendo um trabalho argumentativo.

2)Argumentação Formal: Segue uma forma, uma estrutura.

a)Proposição

b)Análise da Proposição (definições)

c)Formulação de argumentos (provas ou razões; suporte das ideias : fatos, exemplos, ilustrações, dados estatísticos, testemunho)

d)Conclusão (ela surge se os argumentos forem fortes o suficiente)

 II)Ver método dedutivo x método indutivo.

III)Estudo dirigido:

1)O que significa argumentar?

2)O que é a tese na argumentação?

3)O que serve para fundamentar uma tese?

4)O que é fato?

5)"Fatos, exemplos, dados estatísticos e testemunhos servem como argumentos consistentes". Explique tal afirmação.

6)Qual a diferença entre argumentação formal e argumentação informal? Justifique sua resposta.

7)O que significa usar o raciocínio lógico para argumentar?

8)Crie um exemplo de Silogismo.

9)Qual a estrutura do Silogismo?

10)Considerando o contexto organizacional, crie um exemplo de argumentação.

11)Operadores, mecanismos, estratégias; Consistências e defeitos no processo Argumentativo; Comunicação informativa e persuasiva.

12)Qual a importância da Argumentação na Comunicação de uma empresa?

 

 Aula 3: 09/03

Operadores, mecanismos, estratégias: Consistências e defeitos no processo Argumentativo;

Texto: Othon Garcia Cap.I da 4ª Parte Eficácia e Falácias da Comunicação. (pág.300 à 323).

a)Eficácia (pág.300)

Aprender a escrever é aprender a pensar;

A validade das declarações: algumas declarações que não precisam de comprovação;

Fatos e indícios. Observações e inferência;

A validade dos fatos;

 

b)Falácias (pág. 316 )

A natureza do erro: Do ponto de vista lógico, há duas maneiras de errar: Erramos raciocinando mal com dados corretos, ou raciocinando bem com dados falsos.

Sofismas;

Falsos axiomas;

Ignorância da questão;

Petição de princípio;

Observação inexata;

Ignorância de causa ou falsa causa;

Erro de acidente;

Falsa analogia.

c) Comunicação Informativa e Persuasiva (informar x convencer)

Exercícios:

a)Qual a importância da Argumentação na Comunicação de uma empresa?

b)Utilizando argumentos de autoridade, construa um texto de aproximadamente 15 linhas defendendo a coleta seletiva do lixo doméstico.

 

ATIVIDADE SUGERIDA:


Ver o filme para ser comentado  em sala sobre a forma como o trabalho argumentativo foi desenvolvido.

FILME: Doze Homens e uma Sentença. (Angry Men é um filme estadunidense de 1957, do gênero drama, dirigido por Sidney Lumet. O roteiro de Reginald Rose adapta programa de TV homônimo de autoria do próprio autor). 

Lançamentoabril de 1957 (EUA)

DireçãoSidney Lumet

Duração1h 36m

RoteiroReginald Rose

AutorReginald Rose

Elenco: Henry Fonda, Lee J. Cobb, Martin Balsam, Jack Klugman, E. G. Marshall.

 

Aula 4: 16/03

Problemas na Comunicação Empresarial Interna: Análise de problemas gerenciais: Atitudes, níveis, fluxos, mensagens, canais, receptores - desafios do corpo gerencial.

Texto: TOMASI, Carolina e João Bosco Medeiros. Comunicação Empresarial. Ed. Atlas.

1) Quais os aspectos que devem ser analisados como primeira providência diante do insucesso de uma comunicação?

2) De acordo com o texto, o gerente de uma empresa pode ser visto como fonte das comunicações organizacionais. Por quê?

3) O quê significa “Comunicação Gerencial”?

4) A solução dos problemas das comunicações gerenciais passa pela consideração de que fatores?

5) Comente a relação existente entre a atitude gerencial e a eficácia da comunicação.

6) O que é filtragem da informação?

7) O que é o bloqueio da informação?

8) Quando acontece o ruído na comunicação?

9) Considerando a comunicação gerencial, do que depende a eficácia de uma comunicação?

10) Comente o segundo tipo de problema da comunicação gerencial (Níveis de comunicação):

a) Intra

b) Inter

c) Grupal

d) Coletivo

11) Idem anterior: Fluxo:

a) Fluxo Descendente

b) Fluxo Ascendente

c) Comunicações Laterais

d) Fluxo diagonal

12) Comente os problemas relacionados com Mensagem.

13) Comente os problemas comunicacionais gerenciais relacionados à Inadequação dos Canais.

14) Comente os problemas relacionados com os Receptores



Aula 5: 23/03

Comunicação Escrita nas Organizações

Texto: TERCIOTTI, Sandra Helena e Isabel Macarenco. Comunicação Empresarial na Prática. Ed. Saraiva, 2013. (pág.148 à 171)

 

I)O que é necessário para escrever bem?

            a) Obedecer às normas gramaticais

            b) Primar pela clareza

            c) Primar pela polidez do discurso

            d) Observar o ‘tripé” da comunicação escrita

            e) Usar código adequado

            f) Evitar ruídos

            g) Tornar a mensagem atraente

II) Alguns entraves para a comunicação escrita

III) Para comunicar o emissor precisa tornar a ideia comum

IV) Código aberto x código fechado

V) Ruídos, redundâncias, pleonasmos e tautologias

VI) Repertório

VII) Clichês

VIII) Evitar x preferir

IX) E-mails, cartas, solicitações


Aula 6: 30/3

Comunicação oral nas Comunicações

Texto: TERCIOTTI, Sandra Helena e Isabel Macarenco. Comunicação Empresarial na Prática. Ed. Saraiva, 2013.

Trabalho em duplas valendo 2,0 EXTRAS para P1.


Aula 6: 06/4

TOMASI, Carolina e João Bosco Medeiros. Comunicação Empresarial. Ed. Atlas. Cap. III

Comunicação Administrativa:

1)O que é Comunicação Administrativa?

2)A Comunicação Administrativa atende às áreas de planejamento e às estruturas técnico-administrativas. Qual é o seu objetivo?

3)Que elementos são considerados como fonte considerável de ruído no interior das organizações?

4)Alguns problemas ocorrem, com certa frequência, nas comunicações administrativas. Explique os problemas comunicacionais das empresas relacionados com:

a)Indefinição de responsabilidade.

b)Falta de conhecimento do “negócio” da empresa.

c)Dissonância normativa.

d)Excesso de informação.

e)Não acompanhamento de mudanças tecnológicas.

f)Inadequado planejamento do consumo de informação.

g)Inadequação do canal escolhido para veicular a informação.

h)Oportunidade da comunicação.

i)Má administração do tempo de decodificação da mensagem.

j)Informações que se tornam inúteis.

(k-l)Inadequação de linguagem.

m)Ausência de um profissional especializado em comunicação.

5)O que é necessário para aperfeiçoar as comunicações administrativas?

a)Informatizar a comunicação.

b)Enxugar os excessos de comunicação.

c)Racionalizar fluxos informativos.

d)Treinar pessoas para a prática de comunicação.

e)Aperfeiçoar/padronizar a representação gráfica das informações.

f)Imprimir maior rapidez à comunicação, escolhendo canais adequados.

g)Melhorar as comunicações ascendente (de baixo para cima).

6)Que pontos precisam ser considerados no processo de modernização das comunicações administrativas?

a)Há empregados na organização que retêm informações para gerar poder?

b)A direção retém informação?

c)A cultura da empresa é autoritária e provoca medo de comprometimento?

d)Os diretores são frios e fechados com relação à comunicação de objetivos e metas?

e)O comportamento dos diretores e gerentes em relação à informação é otimista ou pessimista? Consideram relevante informar-se?

f)Os canais de comunicação que existem na empresa são adequados e suficientes?

g)A execução do trabalho depende de normas escritas nem sempre bem elaboradas, que impedem a criatividade?

h)A comunicação lateral é boa?

i)É excessivo o número de comunicações que procedem de níveis hierárquicos superiores? Há entupimento dos canais de comunicação?

j)As comunicações no interior da empresa são muito formais ou informais?

k-l)Há excesso de comunicações informais, fofocas, que impedem o desenvolvimento do trabalho?

m)As pessoas dentro da empresa veem a comunicação como uma ferramenta gerencial?

n)Há atitude generalizada de que é preciso melhorar a comunicação?

o)No caso de normas escritas confusas, qual o comportamento dos funcionários?

p)Há muita preocupação com sigilo dentro da empresa?

q)As pessoas dentro da organização consideram que a comunicação existente é boa suficiente?


Aula 7: 13/4

Avaliação individual escrita


Aula 8: 27/4

Vista de Prova; Checagem dos tópicos trabalhados


Aula 09: 04/5

Palestra

Aula 10: 11/5

Os temas das próximas aulas serão discutidos com base no livro de Juarez Bahia "Comunicação Empresarial", Ed.Mauad X.  

Estudo Dirigido: Comunicação Empresarial ou Rede de Informações de uma Empresa. 

1)O que é comunicação empresarial?

2)Qual a relação existente entre Comunicação e Informação?

3)Por quê a Comunicação Empresarial deve ser considerada um complexo cultural ou uma rede de notícias?

4)Explique a afirmação: "Tendo por objetivo a melhoria do produto ou de serviços, a valorização dos recursos humanos ou a construção de imagem compatível com a confiança do mercado, a empresa pode investir para ser bem informada ou para informar bem."(pág.16,1o parágrafo).

5)Contraste comunicação interna e comunicação externa.

6)Qual a importância da comunicação interna e da comunicação externa para a empresa?

7)Qual a importância dos contatos diretos para a comunicação empresarial?

8)Comente a afirmação:"...Na medida em que amplia o seu universo, a organização mais se qualifica para gerir complexidades ou circunstâncias do seu aparato de informações".

9)Qual a relação existente entre empresário, empresa, sociedade na busca de uma comunicação eficaz?

10)Cite veículos de informação interna.

11)Cite veículos de comunicação externa.

12)Explique o conceito de rede de informações da empresa .

13)O que significa serviço de recortes, ou press clipping?


Aula 11: 18/05

Continuando nosso trabalho de análise do livro BAHIA,Juarez. Introdução à Comunicação Empresarial.Ed.Mauad X.

Texto: Os Meios de Comunicação na Sociedade Moderna.

1)Qual a importância dos meios de comunicação para uma empresa?
2)Cite os 8 princípios do processo informativo.Comente-os.
3)Explique o esquema de comunicação demonstrado no quadro da pág.25.
4)O que significa dizer que a comunicação empresarial é especializada?
5)Explique o quadro da pág.26.
6)O que significa público?
7)O que significa opinião pública?
8)Qual é o maior exemplo de mídia eletrônica?
9)Qual é o maior exemplo de mídia impressa?
10)Qual é o maior público da TV?
11)Qual é o maior público dos jornais impressos?
12)Em que países a TV exerce maior influência?
13)Qual a importância das agências de notícias?
14)Qual a relação existente entre informação e desenvolvimento?


Aula 12: 25/05

 Continuando nosso trabalho de análise do livro BAHIA,Juarez. Introdução à Comunicação Empresarial.Ed.Mauad X.


Modelos de Comunicação para a Empresa.

BAHIA,Juarez.Introdução à Comunicação Empresarial.Ed.Mauad X
Considerando o texto sugerido, responda as questões abaixo:

1)Quais os itens considerados básicos,tendo em vista uma estratégia de informação para uma empresa?
2)Qual a importância de se promover a comunicação empresarial interna?
3)Por que razão deve-se dar prioridade a informação em uma empresa?
4)O que é mensagem empresarial paga?
5)Como fazer para reparar informações manipuladas?
6)Como resolver o medo que alguns empresários sentem em divulgar suas atividades na mídia?
7)As empresas precisam divulgar TUDO o que acontece em seus domínios, já que a informação pode ser considerada como uma necessidade social?
8)Existe algum problema em o empresario dizer uma coisa ao público interno e outra ao público externo?
9)A quem se destina a comunicação externa?
10)Por que razão a comunicação empresarial pode ser considerada multilateral?
11)Qual a relação de interesse entre empresa e veículos de informação?
12)Comente o quadro da página 34.
13)Qual a função da assessoria de comunicação de uma empresa?
14)Qual a diferença entre assessoria de comunicação e assessoria de imprensa? (definições sujeitas a interpretações imprecisas)
15)Comente:"A estratégia de comunicação de uma empresa configura não só políticas de comunicação, mas também responsabilidade social".(pág.36)
16)De que forma o departamento de comunicação de uma empresa pode ser a via que detecta mudanças nas camadas sociais usuárias de seus produtos e serviços?
17)Algumas empresas possuem em seu organograma um "porta-voz". Que papel o porta-voz desempenha na empresa?
18)Comente o gráfico da página 39.
19)Qual a relação existente entre transparência e ética?
20)Qual a diferença entre notícia empresarial e publicidade?
21)Além de promover relações com a imprensa,funções de publicidade,propaganda,relações públicas e marketing,quais outras funções uma assessoria de comunicação empresarial compreende?


Aula 13: 01/06/2017

Estudo Dirigido: Relações das Fontes com os Meios na Comunicação Empresarial

1) Explique a afirmação: “A comunicação empresarial se processa na perspectiva do mercado”.

2) Por que razão os fatos do desenvolvimento social e eventos culturais interessam à imprensa e interferem no seu sistema de informações?

3) Segundo o texto, são dois os fatores que acentuam as funções da comunicação empresarial. Quais são estes fatores?

4) Qual a importância da edição de pesquisas a cargo das instituições de cúpula do empresariado? Explique.

5) O acesso do empresário a qualquer veículo de comunicação deve considerar direitos e deveres. Comente:

a) Linha editorial.

b) Um veículo pode vetar uma opinião ou declaração.

c) Todo cidadão tem direito de resposta.

d) Explique: Formas de recepção e elaboração de matéria.

e) Por que o empresário/empresa são intermediários entre fonte e destinatário?

f) É importante que se saiba que a publicação de uma notícia obedece a um complexo sistema de edição.

g) Os meios de comunicação se apoiam em valores de objetividade e imparcialidade.

h) Como fazer para aprofundar relações humanas e profissionais?

6) Quais são as formas de comunicação empresarial?

7) Explique:

a) Como se deve comunicar uma informação breve.

b) Como se deve comunicar uma informação importante.

c) Comente entrevista individual e entrevista coletiva.

d) O que é declaração em off e declaração background.

8) Independente do gênero de notícia, como deve ser elaborado o texto de divulgação?

9) Por quê os textos reproduzidos na mídia impressa, texto para gravação ou para ser apresentado na mídia eletrônica devem ser breves?

10) Mesmo em uma entrevista, o texto deve ser breve e claro? Por quê?

11) Por que razão, independente da natureza da comunicação, ela deve estar isenta de regras e técnicas que afetem suas formas e conteúdos?

12) Que recursos de apresentação da informação facilitam as relações pessoais e profissionais?

13) Explique:

a) A informação impressa é interpretativa.

b) A informação escrita é extensiva.

c) Os veículos audiovisuais projetam informações sumárias.

14) Quais as características marcantes dos audiovisuais?

15) Como deve ser a mídia eletrônica?

16) Citar as características necessárias apontadas em um esquema de comunicação.

 

Aula 14: 08/6

Estudo Dirigido: Importância e Pluralidade dos Sistemas de Informações

1)Um sistema de informações não é apenas aquele que se destina a comunicar interna e externamente. O que está por detrás dos sistemas de informações gerenciais?

2)Explique "arquitetura de informações".

3)Explique a palavra "sistema", considerando o ambiente comunicacional/ empresarial.

4)Explique "planejamento estratégico" na empresa.

5)Comente: "Os sistemas de informações exercem funções que conduzem ao conhecimento, competência, produtividade, etc... estabelecendo padrões de conduta e graus de participação". pág.56.

6)Quais são as tendências principais que marcam o comportamento da empresa moderna? Comente.

7)Qual a necessidade de se promover a comunicação de forma integrada, entre empresa e cúpula organizacional?

8)Por que podemos afirmar que a empresa e a entidade de cúpula se renovam? (5o parágrafo, pág.59)

9)Faça um pequeno resumo do capítulo: "A objetividade entre a mudança, a informação e o produto". Não esqueça de mencionar "O Brasil em questão" e "valor agregado".













 
 
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