Programa de Disciplina

Código

Disciplina

G011

Comunicação Empresarial II

Créditos

carga horária

Módulo

Área conhecimento

4

60

FUNDAMENTAL

FASE 3

LINGUAGENS

Objetivo

Aprimorar a comunicação oral e escrita do aluno por meio de estudos teóricos da Lingüística e da aplicação desses  conhecimentos  em atividades de produção de diferentes textos e , em especial, do texto empresarial.

ementa

Noções básicas de argumentação e sua interseção com a comunicação empresarial. A construção do texto escrito como ferramenta básica no processo comunicacional. A comunicação oral e escrita no contexto organizacional. Os meios de comunicação nas organizações. Práticas de escrita de textos empresariais.

CONHECIMENTOS E HABILIDADES esperadas

Aplicar os métodos de raciocínio lógico para organizar a comunicação escrita; Entender e explorar o poder da linguagem como ferramenta de argumentação, motivação e esclarecimento; Demonstrar habilidades comunicativas orais e escritas para argumentar, persuadir, informar e se relacionar com o outro; Utilizar a coerência textual e a coesão textual  na comunicação organizacional escrita; Desenvolver uma perspectiva crítica quanto ao uso da linguagem em uma abordagem empresarial; Conhecer a norma culta da língua portuguesa .Produzir textos escritos coesos e coerentes, considerando o interlocutor, o objeto da mensagem, o gênero e o suporte que melhor atendam à intenção comunicativa; Utilizar técnicas de produção e revisão de textos que circulam no ambiente organizacional.

bibliografia BÁSICA

DISCINI, Norma. Comunicação nos textos. São Paulo: Contexto, 2005.

GARCIA, O. M. Comunicação em Prosa Moderna. Rio de janeiro: FGV, 1990.

GOLD, Miriam. Redação empresarial. São Paulo: Pearson, 2005.

NETO, M. Octaviano. Competência em Comunicação Organizacional Escrita. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2003.

TEIXEIRA, Leonardo. Comunicação na empresa. Rio de Janeiro: FGV, 2007.

COMENTÁRIOS E OBSERVAÇÕES

A prática de produção de textos acontecerá nas oficinas de redação como forma de estimular o olhar crítico do aluno diante dos diferentes textos verbais  que circulam no ambiente interno e externo das organizações.

 programa da disciplina

1. Noções básicas de Argumentação e sua interseção com a comunicação empresarial: Estrutura da argumentação (a opinião e o fato); Métodos indutivo e dedutivo; Procedimentos dialéticos: tese, antítese, síntese; Operadores, mecanismos, estratégias, consistência e defeitos.no processo argumentativo; Comunicação informativa e persuasiva.

2. A construção do texto escrito como ferramenta básica no processo comunicacional: Procedimentos de coesão: referências internas, substituições, conexões na frase e nos parágrafos, elipses, repetições e redundâncias, paráfrase, paralelismo, processos de designação; Procedimentos de coerência: organização interna do argumento, articulação entre introdução e conclusão, unidade temática, definição de ponto-de-vista, modos de encadeamento, associações implícitas e explícitas, referências externas, figuração, relações lógicas, marcações de tempo, tópico de frase e de parágrafo; Intertextualidade (apropriação, paródia, citação); Registro culto da língua portuguesa; A gramática do texto empresarial.

3. A comunicação oral e escrita no contexto organizacional: A língua escrita como forma de interação na Empresa: Estilo e linguagem do texto empresarial moderno; Qualidades de uma comunicação eficaz; Erros e vícios que provocam distorções na comunicação empresarial; Planejamento do texto empresarial escrito;

4. Os meios de comunicação nas organizações: A relação entre comunicação interna e externa e a imagem da organização e seus diversos públicos; Linguagens das principais mídias internas e externas.

5. Oficinas de produção escrita: Prática de escrita de diferentes textos; Práticas profissionais (apresentação oral, seminários); Práticas de redação dos principais documentos escritos na empresa.

 

 
 
  Site Map