IUPERJ / Universidade Candido Mendes

Disciplina: Oficina de leitura

Carga horária: 60h/a

Créditos: 4

Código:

Curso: Ciências Sociais, História, Letras, Relações Internacionais, Artes Visuais e Produção Cultural

 Objetivos

Compreender, a partir do debate das noções de discurso, a leitura como uma experiência que ultrapasse a decodificação de sinais e compreenda a intenção do texto e suas relações com o histórico. Ler e identificar as marcas do discurso teórico em suas diferentes modalidades. Analisar textos clássicos das ciências humanas e da literatura, interpretando diferentes estilos e perspectivas. Articular leitura e escrita.

 Ementa:

 Compreensão das estratégias textuais e de aspectos de textos teóricos.

Modalidades de leitura crítica: resenha de romances, filmes, obras literárias, artigo, ensaio.

Modalidades de leitura argumentativa. Coerência: seleção, organização e relação de argumentos.

Articulação do texto, recursos coesivos.

 Bibliografia mínima:

ABREU, Antônio Suárez. Curso de redação. São Paulo: Editora Ática, 2004.

BARTHES, Roland. O prazer do texto. São Paulo: Editora Perspectiva, 2006.

CUNHA, C. & CINTRA, L. Nova gramática do português contemporâneo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.

ENZENBERGER, Hans Magnus. Mediocridade e loucura e outros ensaios. São Paulo: Editora Ática, 1995.

MARTIN, MARCEL. A linguagem cinematográfica. São Paulo, Brasiliense, 2011.

JAKOBSON, R. Lingüística e comunicação. São Paulo: Cultrix, 1970.

REIS, Carlos e LOPES, Ana Cristina M. Dicionário de teoria da narrativa. São Paulo: Editora Ática, 1988.

SABATO, E. O escritor e seus fantasmas. São Paulo: Companhia. das Letras, 2003.

SONTAG, Susan. Na caverna de Platão. In: Sobre fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

STALLONI, Yves. Os gêneros literários. Rio de Janeiro: Difel, 2003.

WOOD, James. Como funciona a ficção. São Paulo: Cosac Naify, 2012.

 

 
 
  Site Map