PLANO DE CURSO

Período: 2017.1

 

DADOS PESSOAIS

Docente:

Sandra Mello porto

Disciplina:

Comunicação Empresarial I

Turma:

5as 

Período:

 

Curso:

Administração e Ciênc. Contábeis

 

Turno: Noite

 

 

Aula

Conteúdo

Metodologia

Datas

Rubrica

Prevista

Realizada

1

Introdução;. Noções de Linguagem e sua interseção com a Comunicação Empresarial; Elementos da comunicação e das funções da linguagem; Funções sociais da linguagem: ideacional;  interpessoal,  textual

Estudo de Casos        

09/3

 

 

2

A informação e o conhecimento no contexto globalizado da comunicação empresarial; A integração entre atenção e fluxo informacional na empresa.

Aula Expositiva

16/3

 

 

     3

O Texto na Comunicação Empresarial: Noção de texto: textualidade, enunciado, enunciação; Modalidades do discurso; Texto verbal e não verbal.

Aula Expositiva

 

23/3

 

 

4

Tipologias e gêneros textuais na área empresarial e suas características linguístico- textuais.

Aula Expositiva

30/3

 

 

      5

 Texto, contexto, intertextualidade e polifonia; O Texto e as Informações Implícitas e Explícitas; Pressupostos e Subentendidos                

 Aula Expositiva

06/4

 

 

6

P1

Avaliação Individual escrita

20/4

 

 

7

Vista de Prova + Técnicas de Redação

 Oficina de produção textual

27/4

 

 

8

 Coesão no processamento Textual; Relações entre recursos linguísticos expressivos e efeitos de sentido.

Aula expositiva + Exercícios.

04/5

 

 

9

Coerência: Um princípio de interpretabilidade; Tipos de coerência;

Aula expositiva; exercícios.  

11/5

 

 

10

Tópicos Especiais de Gramática ; PRÁTICA DE LEITURA NA EMPRESA: A construção dos sentidos em textos verbais e não verbais.

Exercícios sobre tema previamente escolhido pela turma; Apresentação e análise de textos verbais e não verbais

18/5

 

 

11

A Leitura como Ferramenta de Interação e de Construção do Conhecimento na Empresa: Leitura, texto, sentido (Concepção de leitura e a interação autor-texto-leitor); O conhecimento prévio na leitura;

A construção dos sentidos em textos verbais e não verbais . Condições de produção, intenções do autor e argumentatividade.  Noções  metodológicas da leitura : intelecção; compreensão; interpretação; extrapolação.

1.    

Aula Expositiva + Exercícios,

25/5

 

 

12

Estudo dirigido/ trabalho: Texto e Leitor, Aspectos Cognitivos da Leitura

Discussão sobre o Livro: Texto e Leitor: Aspectos Cognitivos da Leitura

01/6

 

 

13

Exercícios Preparatórios para P2

Aula de Exercícios

08/6

 

 

14

P2

Avaliação Individual Escrita

22/6

 

 

15

Vista de Prova

Vista de Prova

29/6

 

 

16

P3

Avaliação Individual Escrita

06/7

 

 

                                                                                                                                    Avaliação

Tipo: Testes, provas, seminários, relatórios, debates, trabalhos individuais e em grupos.

Bibliografia

Incluir

GARCIA , Othon M. Comunicação em Prosa Moderna. Ed. FGV

TEIXEIRA, Leonardo.Comunicação na Empresa.Ed.FGV

MACHADO NETO,Octaviano. Competência em Comunicação Organizacional Escrita. Ed.Qualimark

ABREU, Antônio Suarez. Curso de Redação.Ed.Ática

KLEIMAN, Angela. Texto & Leitor-Aspectos Cognitivos da Leitura.Ed.Pontes


 

 
















 

 
 
  Site Map