PLANO DE CURSO                                                                

                                                          

 

Docente:

Sandra Mello Porto

Disciplina:

Comunicação Empresarial II

Turma:

5as

Período: 2017-1

 

Curso :

ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Turno: Noite

 

 

Aula

Conteúdo

Metodologia

Datas

Rubrica

Prevista

Realizada

      1

 Aula de Introdução. Noções básicas de argumentação e sua interseção com a Comunicação Empresarial: Estrutura da Argumentação (a opinião, o fato);

Apresentação da disciplina.

Texto para leitura e análise; Estudo de casos.

16/02

 

 

2

 Métodos Indutivo e Dedutivo; Procedimentos dialéticos: tese , antítese, síntese.

 Texto para leitura e análise; Estudo de casos.

23/02

 

 

3

Comunicação Informativa e Persuasiva (informar x convencer Operadores, mecanismos, estratégias;

Texto para leitura e análise; Estudo de casos.

02/03

 

 

4

Consistências e defeitos no processo argumentativo; Comunicação informativa e persuasiva.

Estudo teórico; Construção de textos. 

09/03

 

 

5

Comunicação Escrita nas Organizações

Estudo teórico; Construção de textos. 

16/03

 

 

6

Comunicação Oral nas Comunicações

Estudo teórico, exercícios.

23/03

 

 

     7

Registro culto da Língua Portuguesa; A gramática do texto empresarial.

Aula expositiva.

30/03

 

 

     8

Comunicação Interna/ Comunicação Gerencial.

Texto para leitura e análise; Estudo de casos.

06/04

 

 

     9

P1

Avaliação individual escrita

20/04

 

 

    10

Vista de prova + Comunicação Administrativa

Vista de prova + Estudo Dirigido

27/04

 

 

    11

Definição e Conceitos de Comunicação Empresarial: Objetivos; Com. Eficaz/Eficiente; estratégias.

Trabalho em duplas: Apresentação em sala.

04/05

 

 

    12

Comunicação Empresarial ou Rede de Informações de uma Empresa

Estudo Dirigido.

11/05

 

 

    13

Os Meios de Comunicação na Sociedade Moderna

Estudo Dirigido.

18/05

 

 

14

Modelos de Comunicação para a Empresa.

Estudo Dirigido.

 25/05

 

 

15

Relações das Fontes com os Meios na Comunicação Empresarial.

 

Estudo Dirigido.

01/06

 

 

16

Importância e Pluralidade dos Sistemas de Informações. A Objetividade entre a Mudança, a informação e o Produto.

Estudo Dirigido.

08/06

 

 

17

P2

Avaliação individual escrita

22/06

 

 

    18

Vista de Prova

Vista de prova

29/06

 

 

   19

 P3

Avaliação individual escrita

06/07

 

 

Avaliação

 Testes, provas, seminários, relatórios, debates, trabalhos individuais e em grupos.















                                                                                                        Bibliografia

Incluir

BAHIA, Juarez. Introdução à Comunicação Empresarial. Ed. Mauad X.

GARCIA, Othon M. Comunicação em Prosa Moderna. Ed. FGV

MACHADO NETO, Octaviano. Competência em Comunicação Organizacional Escrita. Ed. Qualymark

TEIXEIRA, Leonardo. Comunicação na Empresa. Ed.FGV

TOMASI, Carolina e João Bosco Medeiros. Comunicação Empresarial. Ed. Atlas.

TERCIOTTI, Sandra Helena e Isabel Macarenco. Comunicação Empresarial na Prática. Ed. Saraiva, 2013.

 

 

 



 

 

 



 
 
  Site Map