programa da disciplina

1. Noções básicas de Argumentação e sua interseção com a comunicação empresarial: Estrutura da argumentação (a opinião e o fato); Métodos indutivo e dedutivo; Procedimentos dialéticos: tese, antítese, síntese; Operadores, mecanismos, estratégias, consistência e defeitos.no processo argumentativo; Comunicação informativa e persuasiva.

2. A construção do texto escrito como ferramenta básica no processo comunicacional: Procedimentos de coesão: referências internas, substituições, conexões na frase e nos parágrafos, elipses, repetições e redundâncias, paráfrase, paralelismo, processos de designação; Procedimentos de coerência: organização interna do argumento, articulação entre introdução e conclusão, unidade temática, definição de ponto-de-vista, modos de encadeamento, associações implícitas e explícitas, referências externas, figuração, relações lógicas, marcações de tempo, tópico de frase e de parágrafo; Intertextualidade (apropriação, paródia, citação); Registro culto da língua portuguesa; A gramática do texto empresarial.

3. A comunicação oral e escrita no contexto organizacional: A língua escrita como forma de interação na Empresa: Estilo e linguagem do texto empresarial moderno; Qualidades de uma comunicação eficaz; Erros e vícios que provocam distorções na comunicação empresarial; Planejamento do texto empresarial escrito;

4. Os meios de comunicação nas organizações: A relação entre comunicação interna e externa e a imagem da organização e seus diversos públicos; Linguagens das principais mídias internas e externas.

5. Oficinas de produção escrita: Prática de escrita de diferentes textos; Práticas profissionais (apresentação oral, seminários); Práticas de redação dos principais documentos escritos na empresa.



 

 
 
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